
Professor Tiago Mateus Machado
O Projeto Viva Música tem de fato sido relevante para a sociedade nas mais diversas frentes, sendo parte em contextos e faixa etárias bem distintas. Neste período em questão, tornou-se ainda mais importante no combate à depressão, pânico, entre outras doenças emocionais, pois promove prazer, bem-estar e saúde mental.
A organização das turmas no polo CERENE foi dividida em 8h00 às 8h30 (arrumação do espaço para a realização do Canto Coral num formato aberto zelando aos cuidados gerais), pois trata-se de uma aula com um grupo de 60 pessoas ao mesmo tempo, Coral 8h30 às 9h30, Violão 9h45 às 11h00 e Prática de Bandas 11h00 às 12h00. Da mesma forma que o ano passado, continuamos com os cuidados de segurança em virtude do covid-19. (uso de máscaras, testagem de febre sempre na chegada do professor e o álcool em gel em todos os espaços)
Ao todo foram atendidos uma média de 80 alunos nos três cursos, os mesmos com um faixa etária variável entre 13 à 60 anos de idade, sendo que no Canto Coral, todos os residentes participam e nos demais cursos, os adolescentes e adultos selecionados.
Conteúdos estudados por curso:
Canto Coral: No canto coral, desenvolvemos a técnica básica de respiração, afinação com exercícios melódicos, repertórios da comunidade e canções brasileiras em uníssono.
Violão em conjunto: No curso de violão, trabalhamos com uma turma dividindo as músicas por nível de dificuldade nos acordes (notas musicais), ou seja, os avançados faziam acordes mais complexos e os iniciantes, bem fáceis com capotraste, estimulando a prática junto com o áudio da música na caixa de som. Uma das músicas foi The Only Exception (PARAMORE), que resultou em um belo arranjo de seis (6) violões.
Prática de Banda: Neste semestre, especialmente formamos uma banda com funcionários, filhos de funcionários, acolhidos e professores, visando uma produção de vídeo clipe da música God’s Not Dead da banda americana Newsboys. (Trilha do filme Deus não está Morto)
O desempenho dos alunos em ambos os cursos tem sido excelente. Mesmo com poucos meses que o acolhido permanece na unidade CERENE, eles desenvolvem noções musicais notórias e relevantes que agregam como conhecimento para suas vidas fora do contexto de reabilitação.
Por fim, gostaríamos de externar nossa gratidão por aqueles que vêm tornando viável a execução do projeto Viva Música em todos os pólos alcançados. Agradecimentos inicialmente ao Ministério da Cidadania e a todos os patrocinadores, empresas e apoiadores em todas as esperas deste belo projeto. Este projeto não pode parar! Sempre que penso nos benefícios que geramos às pessoas, tenho a convicção de que estamos servindo a sociedade algo não somente necessário, mas indispensável. Já estamos ansiosos para assistir ao resultado do trabalho neste semestre que será postado nas redes sociais do Projeto Viva Música. Certamente nos mostrará de fato como é relevante e importante para àqueles que recebem este benefício. Acreditamos que ao normalizar essa condição nacional de pandemia, poderemos realizar novamente nossos recitais e festivais com muita riqueza cultural e alegria a nossa comunidade alcançada pelo projeto. Seguimos em frente!




