Em 2021, a proposta de atividade na Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI) foi readequada. Para garantir um melhor resultado na modalidade online as aulas que anteriormente eram focadas em Canto Coral, passaram a ser aulas de musicalização para adultos.

As aulas são gravadas em formato de áudio e enviadas por aplicativo de mensagens num grupo que conta com nove associados. Toda semana um novo assunto é apresentado e uma atividade é proposta.

Desde março neste formato, os alunos já estudaram sobre as Propriedades do Som (altura, intensidade, timbre e duração) e sobre as Famílias dos Instrumentos Musicais (cordas, metais, madeiras e percussão). Após a explicação, os alunos respondem as atividades que normalmente são vinculadas a perguntas objetivas, por exemplo: “Qual desses dois sons é o mais agudo?” ou “Qual desses três timbres pertence ao trompete?”. O grupo, em geral, responde com áudios e a professora envia a correção no fim da aula.

No final desse semestre foram iniciados os estudos sobre Paisagem Sonora, conceito do professor e músico Murray Shaffer com origem na palavra inglesa Soundscape. Trata-se de um estudo sobre os sons do cotidiano e do universo sonoro que nos cerca. Após atividades sobre esse tema, o grupo também foi convidado a estimular a imaginação fazendo apreciações sonoras das obras do álbum “Meu Pedacinho de chão” do compositor brasileiro Tim Rescala.

Os associados são participativos e mostram-se entusiasmados com os novos aprendizados a cada aula. Agradecemos aos patrocinadores e ao Ministério da Cidadania pela oportunidade de manter essa atividade tão importante para o grupo.