Professor Tiago Mateus Machado

No Polo Cerene contemplamos uma média de 80 alunos por semana. As turmas são divididas em Canto Coral, Violão I e II e Prática de Banda. A faixa etária é bem ampla, desta forma, participam das aulas desde adolescentes a partir de 12 anos até idosos acima de 60 anos. Como temos quatro aulas distintas, trabalhamos diversas canções pontuais para os respectivos objetivos a serem alcançados. A turma de Violão I tocou os primeiros acordes facilitados nas músicas The Only Exception, Yellow, Intensamente, entre outras com 3, 4 acordes. Os alunos que tocam há mais tempo estão na turma II e neste semestre focamos nas músicas que seriam trabalhadas na Prática de Banda.

Nossas aulas de canto coral são com o grande grupo, voluntários e monitores. Sempre um momento muito emocionante no qual quase 100 vozes cantam diversas canções em uníssono, focando na afinação e dinâmica de interpretação. Muitas vezes vi homens chorando durante o ensaio, certamente por se identificarem com a letra e com certeza por se tratar de uma cura emocional e espiritual. Músicas como “Bondade de Deus”, “Eu não sou mais escravo do Medo” e “Daqui só se leva o Amor”, foram algumas músicas que embalaram nossas manhãs.

Na aula de Prática de Banda, fizemos uma mescla entre funcionários, adolescentes e adultos. A música que focamos para apresentações e produções foram “Daqui só se leva o Amor” e “Ousado Amor”.

Com relação ao desempenho geral, como professor, sinto-me feliz e realizado, pois mesmo na média de 4 à 6 meses, todos que passam pelo programa, desenvolvem sua musicalidade básica, afinação e técnica instrumental. Todo o repertório e técnicas nos diversos instrumentos e vocal, foram vistos em vídeos nas redes sociais do Projeto, apresentações internas e externas.

Finalizo agradecendo a Secretaria da Cultura pela oportunidade de fazer a diferença na vida de tantas pessoas através da música. “A Música Transforma!”