Professores Bruno Jacomel

As aulas de música no primeiro semestre de 2022 iniciaram com um novo fôlego e repertório no Morro do Quilombo. Neste segundo ano de atividades e parceria, a ideia por aqui foi lecionar aulas de música para crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, a fim de despertar o interesse pela música, elevar a autoestima e incentivar o desenvolvimento pessoal.

As atividades iniciaram com oito crianças que, aos poucos, contam sobre as aulas para os amigos e têm atraído mais interessados. São iniciantes nos instrumentos e têm entre 8 e 13 anos.

Como iniciação à música, e para reconhecermos as habilidades e aptidões dos alunos, começamos um trabalho de técnica vocal e alguns dos fundamentos musicais, tais como: escalas, percepção auditiva, coordenação motora, timbre, ritmo, aquecimentos vocais e até alongamentos corporais que enfatizam a respiração, concentração e disciplina. Neste sentido, criamos uma metodologia que segue os padrões de ensino de grupos de canto coral. Em um segundo momento, separamos os alunos em pequenos grupos pela afinidade com os instrumentos. Criamos assim três grupos: Canto Coral, Violão e Violino.

O repertório deste semestre foi desafiador por termos músicas em outro idioma como o inglês. A primeira música treinada foi “Three little birds” de Bob Marley, seguida de outros temas do repertório popular.

Gostaria muito de agradecer a todos os apoiadores, patrocinadores, lei de incentivo a cultura e ao Projeto Viva Música por esse auxílio importante para a manutenção das atividades até então realizadas em um ano tão singular e difícil para o setor da educação e principalmente para o setor musical.