
Professor Cristian Laurentino Gonçalves
As atividades musicais da turma do Projeto Viva Música sediada no Morro do Horácio, acontecem semanalmente no salão paroquial da Igreja Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida, aos sábados no período matutino.
Ao todo, a turma tem 11 alunos de canto coral que frequentam as aulas semanais; todos são residentes no Morro do Horácio e têm idades entre 4 e 10 anos.
As aulas, de forma geral, foram organizadas em alguns momentos:
- Cumprimentos e socialização;
- Preparação da sala de aula;
- Aquecimento vocal e exercícios de aperfeiçoamento vocal;
- Estudo de repertório;
- “Apresentações individuais”
- Arrumação da sala de aula.
A parte 1 é a chegada, na qual as crianças brincam, se cumprimentam, contam sobre si e sobre a sua semana. Este momento ocorre sempre espontaneamente, pois as crianças já se conhecem da escola, da comunidade, das igrejas.
Na segunda parte todos são convidados a tirar sua cadeira da pilha de cadeiras que fica no canto da sala e as coloquem onde desejarem, preferencialmente em semicírculo, criando uma rotina de organização para o início da aula.
Seguindo, a parte 3 é onde fazemos exercícios vocais lúdicos que têm como objetivos: motivar todos para o Canto, desenvolver técnica vocal infantil voltada para o canto coral, desenvolver aptidão rítmica e percepção auditiva através de exercícios individuais, onde todos possam ouvir uns aos outros e aprender com as experiências dos colegas.
Já a quarta parte é onde trabalhamos o nosso repertório. Aqui, eu apresento a todos as frases (melódicas e poéticas) das canções. Neste momento fazemos interpretação textual das letras que cantamos, principalmente aquelas que falam por metáforas. Também trabalhamos interpretação musical com dinâmicas, articulações, tempos e sentidos das letras.
No momento, além de “Minha canção”, “O sineiro da Matriz” e “Tamba-tajá” – que já faziam parte do repertório em 2021 – temos estudado as canções Folclóricas de Waldemar Henrique: “Foi boto, Sinhá”, “Boi-bumbá” e “Cobra grande”.
Em algumas aulas fizemos atividades de composição individual e coletiva, sempre partindo de algum tema ou palavra específica para basear os textos: fizemos letras de 4 e de 8 versos juntando as ideias de cada aluno e individualmente. Depois das atividades de compor, organizamos “apresentações” onde cada um pode mostrar sua música/letra e da mesma forma com grupos (geralmente dois).
Na última parte das aulas todas as crianças são convidadas a devolverem suas cadeiras para a pilha de cadeiras e também, geralmente, cada uma passa um pouco de tempo explorando o teclado que usamos em aula para dar as harmonias e melodias.
Especificamente num dos encontros recebemos uma professora de teatro que realizou atividades corporais e criativas com as turmas com o objetivo de deixar todos mais íntimos e conscientes da responsabilidade coletiva com as práticas que exercemos na oficina.
Observando o desenvolvimento das aulas de Canto Coral ao longo deste ano, pude notar o carinho que as crianças têm umas com as outras e comigo. Não é raro encontrá-las em outros momentos que não da aula cantando as canções divertidamente ou “reestruturadas” à vontade deles. Também pude notar que nas atividades de composição sempre aparecem palavras e frases musicais presentes no repertório que trabalhamos em aula. É gratificante ver a participação deles e das famílias e acompanhar o desenvolvimento musical, educacional e humano que nossas aulas proporcionam.