
Professor Bruno Zambonini Soares
No primeiro semestre de 2022 as aulas de Trompete no polo de Blumenau voltaram a ser ministradas presencialmente. No total são duas turmas, Trompete I, Trompete II sendo o I destinado aos alunos mais iniciantes e o II aos alunos mais avançados.
Os principais aspectos técnico-interpretativos trabalhados com os alunos mais iniciantes foram: sonoridade, afinação, ritmo, leitura e apreciação musical. Foi disponibilizado para os alunos diversos métodos que contemplam as técnicas do trompete mencionadas acima como o Funcional Horn, Arban, Hebert Clark, Max Schlossberg, James Stamp, Theo Charlier entre outros.
Para os alunos mais avançados, além de trabalharmos a sonoridade, afinação, ritmo, leitura e apreciação musical, também entramos no universo da improvisação na música popular e no estudo e prática do repertório trompetístico. Foram utilizados métodos como Patterns for Jazz, Jamey Aebersold, concertos específicos como Haydn, Hummel, Neruda entre outros.
Toda a classe mostrou uma evolução grande desde o início das aulas. Um dos alunos não pôde comparecer presencialmente, mas como demonstrou grande apreço pelo aprendizado, optei por realizar suas aulas remotamente, oportunizando desta forma, a chance de continuar o aprendizado no trompete.
Agradecemos ao Ministério do Turismo e a todos os patrocinadores por apoiarem este projeto.