Professores Ana Cristina Maia Wurmli

No segundo semestre, a atividade na UNIBEM iniciou com um número maior de crianças: 45 na parte da manhã organizadas em duas turmas e 65 crianças na parte da tarde em 3 turmas. Foi um semestre mais denso e por tratar-se apenas de 2 aulas na parte da tarde, uma das turmas ficou com maior volume de alunos pelo fato de ter que juntar duas turmas – cerca de 40 alunos em uma turma e 25 em outra.

O trabalho ali realizado é voltado para a prática do canto coral, aliando esta prática à musicalização infantil, para que as crianças tenham possibilidade de aprender teoria praticando e cantando.

“Entre as diversas possibilidades de utilização da música, pode-se citar o canto coral como um veículo de disseminação dos seus benefícios, tais como: maior socialização, trabalho em equipe, perda da timidez, auxílio na organização e sincronia no trabalho, na comunicação, concentração e autoconfiança.” (CARMINATI; KRUG, 2010).

Para o primeiro momento do semestre, trabalhamos com três músicas que evidenciam as figuras musicais, semibreve, mínima e semínima, fazendo uso do repertório do Livro Festa na Lagoa para apresentação na semana das crianças. As músicas apresentadas foram “Festa na Lagoa” e “O Sapo e Peixe”. Essas músicas fizeram parte da apresentação em comemoração ao dia das crianças que ocorreu no mês de outubro.

Na segunda metade do semestre, demos início aos trabalhos com uma pequena cantata de natal, onde inserimos um repertório voltado para o tema: Lindo Natal. As músicas trabalhadas foram: “Lindo Natal”, “Nasceu um novo dia”, “Onde nasceu Jesus” e “Na cidade de Davi”. Esta cantata foi apresentada no dia 10/12, na praça da cidade, em um evento promovido pelo CRAS.

Nos repertórios trabalhados, foram abordados elementos musicais como: altura, intensidade, timbre, coordenação motora, duração do som e outros elementos pensando ainda em qualidade vocal e integração de palco, além de buscar incentivar a escuta ativa e a percepção de células rítmicas.

“O canto coral é uma prática extremamente interessante, capaz de proporcionar diversos efeitos positivos na qualidade de vida dos envolvidos, como bem-estar psicológico, fortalecimento da autoestima e convívio social.” (PRAZERES et al., 2013).

É importante salientar que trata-se de um grupo de crianças em situação de vulnerabilidade, que encontram nas aulas de música um momento para experimentar, vivenciar e aprender, beneficiando-se de todos as possibilidades que a música e o canto coral proporcionam.