Professor Fabiano Sevegnani

As aulas de violão tiveram início em setembro com duas turmas: uma formada de alunos que já participavam no ano anterior e outra com novos alunos. Em uma delas ficaram os estudantes que já apresentavam um nível de evolução musical mais avançado, por consequência, a outra amparou os que estavam em fases iniciais de proficiência técnica e teórica no instrumento. Sendo assim, formamos a “turma 1” com alunos avançados e a “turma 2” com os iniciantes, sendo uma aula por semana com 1 hora de duração (cada turma).

A Turma 1 passou por um período de revisão e a evolução aconteceu de forma rápida. Na segunda aula progredimos para os fundamentos de ritmos, assim como novos acordes. Para isso estudamos repertório de MPB pop moderna, que supria a realidade musical dos alunos e apresentava desafios rítmicos e harmônicos aos jovens violonistas.

Foi necessário algumas aulas para o domínio da música e os novos fundamentos apresentados aos estudantes. Como eles possuíam o mesmo nível de desenvolvimento e assimilação de novos conteúdos, a evolução caminhou de forma parelha, assim que, não foi preciso dedicar tempo extra e isolado a um aluno em particular. As aulas finais dessa turma foram focadas no estudo de conteúdo para apresentação do repertório da apresentação final no ano de 2022. A música foi “A vida é Boa com Você” e apresentou novos desafios que foram superados com algumas aulas de estudo e prática.

A Turma 2 foi a que trouxe maiores desafios, pois além de apresentar alunos que nunca haviam tido contato com o violão, um deles não possuía instrumento para praticar em casa durante o primeiro mês de curso, além do nível de assimilação deles, que era díspar. Apesar disso, os alunos são talentosos e assim que introduzidos os primeiros acordes e fundamentos básicos da música no violão, em algumas semanas estávamos aptos para aprender uma canção. Dessa vez usamos uma do repertório popular brasileiro do sertanejo atual. Com ela aprendemos sobre compassos, ritmo, formação de acordes e tempo. Por volta da última aula conseguimos completar a música e introduzir os estudantes aos princípios básicos que ajudarão na continuidade dos estudos e aprofundar os conhecimentos no próximo ano.

Aproveitamos, entre as atividades com as duas turmas, para discutir problemas sociais, falar sobre respeito ao próximo e como podemos contribuir para uma sociedade pacífica e democrática.