Professor Bruno Zambonini Soares

Durante o segundo semestre do ano de 2022, as aulas de Trompete no Polo de Blumenau foram separadas em mais níveis para, dessa maneira, melhor atender às necessidades de cada aluno, levando em consideração a sua idade e nível musical. No total foram formadas 03 turmas: Trompete I, Trompete II e Trompete III, sendo a turma I destinada aos alunos mais iniciantes, a II aos alunos intermediários e a turma III aos alunos mais avançados.

A classe Trompete I aconteceu de forma remota (online), dessa forma conseguimos atender aos alunos que moram longe do local das aulas no centro de Blumenau. Os principais aspectos técnico-interpretativos desenvolvidos com os alunos de nível I e II foram sonoridade, articulação e afinação. Para isso foram utilizados diversos métodos específicos que abordam essas técnicas de maneira clara e objetiva como o Funcional Horn, Arban e Hebert Clark.

Para os alunos mais avançados do nível III, além de trabalharmos a sonoridade, afinação, ritmo, leitura e apreciação musical, também desenvolvemos a fluência de improvisação nos gêneros Jazz e MPB. Também focamos no estudo e prática do repertório trompetístico erudito. Foram utilizados métodos como Patterns for Jazz e Bobby Shew para a improvisação e Theo Charlier, Roger Spaulding e Arban para o desenvolvimento da técnica específica para trompete. O repertório ensaiado e apresentado durante o concerto de final de ano foi “Hawaii 5-0”, “Glória in excelsis deo” e “Jingle Bells”. A formação e os arranjos foram exclusivamente trompetísticas.

Agradecemos ao Ministério da Cidadania e a todos os patrocinadores por apoiarem este projeto.