Professor Tiago Mateus Machado

As aulas no polo Cerene foram muito produtivas. Prosseguimos nas mais diversas faixas etárias, proporcionando momentos de muita emoção e aprendizado. Ouvi coisas do tipo: “Como é importante as aulas de coral! Para mim que nunca cantei, percebo o quanto estou melhorando! Sem contar como faz bem, como me sinto melhor após as aulas!” – Falas como essa tem nutrido o semestre de momentos únicos.

O Viva Música já está inserido neste contexto há mais de dez anos, sendo já parte da cultura deste lugar. Sempre atuando nos cursos de canto coral, violão e prática de banda, atingimos uma média de 200 pessoas nesse semestre, sendo a música uma ferramenta que transforma de verdade. O impacto que temos notado nesse polo em questão, é notável. Realmente os alunos esperam nas quintas-feiras por este momento!

Nos cursos de violão e prática de banda, os alunos aprenderam dezenas de acordes e ritmos, pelos quais aplicaram em repertórios marcantes no semestre. “Eu escolho Deus” de Thalles Roberto e “Adventure Of A Lifetime” de Coldplay embalaram nossos ensaios e aulas em conjunto, tanto em violão como prática de Bandas. No curso de Canto Coral, estivemos focados em preparar repertório completos que seriam utilizados em eventos internos no Cerene. A música “single” do semestre foi “Vida aos Sepulcros”, na versão de Paulo Baruk. É impressionante como os acolhidos amam cantar esta canção. Muitas vezes eu percebi homens emocionados e muito impactados pela música.

O polo Cerene faz parte da frente  “Música para uma vida melhor”. Prosseguiremos firmes, usando a música dentro deste contexto e que o Projeto Viva Música possa continuar fazendo a diferença na vida das pessoas. Esperamos colher muitos frutos ainda neste ano de 2023.