Professor Fabiano Sevegnani

As aulas de violão tiveram início em janeiro com duas turmas, uma formada de alunos vindos do ano anterior e outra com alunos mesclados entre iniciantes e inscritos no semestre passado, sendo uma aula por semana com uma hora de duração. Em uma delas ficaram os músicos aspirantes que já apresentavam um nível de evolução musical mais avançado, e por consequência, a outra amparou os que estavam em fases iniciais de proficiência técnica e teórica no instrumento. Porém, foi somado ao grupo dois alunos mais que já possuíam certa experiência musical – Sendo assim, formamos a “turma 1” e a “turma 2”.

A Turma 1 passou por um período de revisão, como é feito no início do ano após um período sem aulas. Os alunos haviam praticado durante o verão e conseguimos evoluir ao estudo de um repertório que ajudaria no desenvolvimento de novas técnicas e aperfeiçoamento das já aprendidas. Para isso estudamos repertório de MPB e música internacional pop moderna, que fazia parte da realidade musical dos alunos e apresentava desafios rítmicos e harmônicos aos jovens violonistas. Foi necessário algumas aulas para o domínio da música e os novos fundamentos apresentados aos estudantes. Como eles possuíam o mesmo nível de desenvolvimento e assimilação de novos conteúdos, a evolução caminhou de forma homogênea. As aulas finais dessa turma foram focadas na revisão de alguns conteúdos e técnicas musicais e a aplicação prática dos mesmos.

A Turma 2 foi a que trouxe maiores desafios, pois foi necessário pensar em atividades que cobrissem as fases díspares de desenvolvimento entre os alunos. E a escolha do repertório fez parte importante nesse processo. A solução foi escolher algo com poucos acordes e ensiná-los de forma completa aos alunos experientes e numa forma simplificada para os iniciantes. Da mesma forma trabalhamos o ritmo das músicas, obedecendo a regra citada anteriormente. Dessa vez usamos músicas do repertório popular brasileiro do Sertanejo atual. Com ela aprendemos sobre compassos, ritmo, formação de acordes e tempo. Por volta da última aula conseguimos completar algumas músicas e introduzir os estudantes aos princípios básicos que ajudarão na continuidade dos estudos e aprofundar os conhecimentos no próximo semestre. Os alunos mais experientes puderam também ajudar no processo de aprendizado dos recém chegados, dando dicas e chamando atenção para as corretas posições dos acordes nas músicas.

Aproveitamos, entre as atividades com as duas turmas, para discutir problemas sociais, falar sobre respeito ao próximo e como podemos contribuir para uma sociedade pacífica e democrática.