
Professores Ana Cristina Maia Wurmli
No segundo semestre foram selecionadas, a partir de inscrições abertas à comunidade escolar, crianças de 06 a 15 anos. Tendo como único critério estar devidamente matriculado em escola pública de ensino. Sete alunos contemplados foram divididos em duas turmas, uma no período matutino e outra no período vespertino, adequando-se ao contraturno da escola.
Trabalhamos especialmente o elemento da música “ritmo” e para isso, construímos instrumentos de percussão com material reciclável. De posse do instrumento construído, trabalhamos “pulso” com a música “Miniatura em Jazz” de Mark Kevin, onde cada criança compôs sua versão e estratégia com pelo menos uma pausa para encaixar dentro dos 4 tempos propostos, assim o conceito de “pulso” foi bem compreendido. Em seguida, entramos com o ensino das notas musicais (nomes e alturas). Fizemos uso da técnica da Manossolfa para melhor assimilação das alturas, uma vez que a criança consegue perceber pelo mover da mão a direção da altura da nota pedida. Trabalhamos com as notas de Dó à Sol. Ainda neste semestre trabalhamos iniciação à compreensão da leitura de partitura, onde os alunos conheceram a partitura convencional e não convencional e aprenderam onde posicioná-las, pensando em espaço e linha, sem levar em conta ainda neste momento a Clave. Cada aluno fez sua composição, em cima das notas aprendidas (Dó à Sol).
Para o trabalho de captação de vídeo para apresentação de final de ano, montamos um vídeo onde o aluno com seu instrumento de percussão executou sua composição de ritmo, tendo como música base a “Miniatura em Jazz”, em um andamento mais lento. As crianças também fizeram uma sequência na mesma música com os gestos da manossolfa (Fá Dó e Ré).
Assim no segundo semestre foram trabalhados os seguintes aspectos musicais:
– Percepção rítmica com uso de instrumentos confeccionados em aula de material reciclado
– Utilização de ostinato rítmico composto pelos alunos em cima da música “Miniatura em Jazz”.
– Iniciação a escrita e leitura de Partitura convencional e não convencional.
– Conhecimento da Técnica de Manossolfa
Por fim, deixamos aqui nossos agradecimentos:
Aos pais dos alunos sem os quais seria praticamente inviável a condição de aulas on-line, pois as crianças são pequenas e dependem dos pais para acessá-las.
Ao Secretário da Educação da cidade de Imbituva Zaqueu Bobato pelo pronto atendimento ao Projeto Viva Música e seus professores.
Aos patrocinadores, que permitem que as crianças da cidade de Imbituva sejam alcançadas e sensibilizadas pela música.
Ao Ministério do Turismo e ao Instituto FreeStudio pelo importante Projeto dentro da Cidade de Imbituva que contempla crianças carentes.