Canto Coral – Morro do Horácio
Na comunidade do Morro do Horácio iniciamos as atividades com 13 crianças e outras foram vindo a convite dos próprios integrantes. A idade média dos alunos ficou em 10 anos sendo o menor com 8 e os maiores com 13 anos.
Na comunidade do Morro do Horácio iniciamos as atividades com 13 crianças e outras foram vindo a convite dos próprios integrantes. A idade média dos alunos ficou em 10 anos sendo o menor com 8 e os maiores com 13 anos.
Iniciamos a parceria com o projeto Viva música no segundo semestre do corrente ano. A ideia por aqui foi lecionar aulas de música para crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social a fim de despertar o interesse pela música, elevar a autoestima e incentivar o desenvolvimento pessoal.
As aulas do segundo semestre de Canto Coral no polo Imbituva deram-se a partir de inscrições abertas à comunidade abrangendo todas as escolas da rede pública de ensino. Seis alunos foram divididos em dois grupos, um no período matutino e outro no período vespertino.
O grupo de teclado conta com dois alunos de 13 e 16 anos, que iniciaram as atividades desse semestre na segunda semana de agosto. Durante esse semestre, os alunos tiveram aulas semanais de 1 hora.
As aulas tiveram início no segundo semestre de 2021 em uma turma de 5 alunos com idades que variam entre 9 e 14 anos de idade. Os mesmos apresentavam nível semelhante de experiência no violão, ou seja, pouco contato com o instrumento e nenhum conhecimento sobre acordes e repertório.
Com início na última semana do mês de julho, as aulas de canto da aluna Rayssa Castilhos permaneceram remotas. Neste período, ela demonstrou grande evolução técnica, se desafiando a cantar um repertório mais avançado e explorando diferentes timbres, buscando mais selamento e firmamento glótico e estudando técnicas como apito vocal (o registro mais agudo da voz humana).
O Projeto Viva Música tem de fato sido relevante para a sociedade nas mais diversas frentes, sendo parte em contextos e faixa etárias bem distintas. Neste período em questão, tornou-se ainda mais importante no combate à depressão, pânico, entre outras doenças emocionais, pois promove prazer, bem-estar e saúde mental.
A ONG Amiguinho Feliz recebe aulas semanais de iniciação musical. No primeiro semestre do ano de 20212, as crianças tiveram aprimoramento sonoro através de instrumentos musicais. Com aulas adaptadas e pensadas para que as crianças pudessem ter total aproveitamento devido ao distanciamento social e uso de máscara exigido
No segundo semestre foram selecionadas, a partir de inscrições abertas à comunidade escolar, crianças de 06 a 15 anos. Tendo como único critério estar devidamente matriculado em escola pública de ensino. Sete alunos contemplados foram divididos em duas turmas, uma no período matutino e outra no período vespertino, adequando-se ao contraturno da escola.
A aula de saxofone conta com uma aluna. Neste primeiro semestre aprendemos as músicas Shallow, Dance Monkey, Rolling the Deep, Flash Dance e Fly Me To The Moon, sempre buscando praticar a sonoridade, a digitação das notas, a respiração com articulação e as diferentes tonalidades da música dentro do repertório estudado.

