
Professor Tiago Mateus Machado
No presente semestre, as aulas iniciaram em agosto. Organizamos as turmas em Canto Coral, Violão e Prática de Banda. Ao todo foram atendidos uma média de 80 alunos nos três cursos, com idades entre 13 à 60 anos, sendo que no canto coral, todos os residentes participam e nos demais cursos, os adolescentes, adultos selecionados, voluntários e funcionários. Cabe pontuar que continuamos com os cuidados em virtude da Covid-19, visto que o Cerene é uma comunidade terapêutica de internação, ou seja, todos ficam isolados dentro da instituição, então se dá a importância dos profissionais que vem de fora terem cuidado para não prejudicar em massa a Instituição.
No curso de Canto coral, abordamos uma série de exercícios completos, dentre eles, alongamentos, respiração e vocalises melódicos cantados. Dentro do repertório, focamos em canções terapêuticas, de incentivo e autoestima. Canções como “Todavia me alegrarei”, “Ferido por mim”, “Eu vou construir”, entre outras, embalaram nossas aulas com muita alegria e momentos de emoção.
No curso de violão, focamos em formar arranjos musicais com os alunos iniciantes e avançados, proporcionando momentos de prática em conjunto e sonoridades alternativas. Nossa principal meta foi preparar a música Happier do DJ americano Marshmallow para a gravação de um vídeo a ser divulgado nas redes sociais do Projeto Viva Música.
O curso de prática de Banda foi direcionado para os adultos que já sabem tocar instrumentos. Ensaiamos várias canções da comunidade interna, assim poderiam conduzir os momentos de culto por meio da preparação antecipada em nossas aulas. Os rapazes conseguiram deixar ensaiado um repertório de quase 10 músicas. Foi muito produtivo! Além de poderem aprimorar questões de nomenclaturas musicais, teoria e harmonia funcional nos acordes e escalas.
No polo Cerene, em especial, temos uma questão legal de restrição de imagem, por vários motivos relacionados com a situação que se encontram os internos. Mesmo assim, registramos muitos momentos com fotos, vídeos e gravações de áudios para as famílias, sempre cuidando para não focar no rosto. Muitas das postagens foram compartilhadas em nossas mídias sociais do Projeto Viva Música.
Por fim, gostaríamos de declarar nosso muito obrigado a todos que viabilizam a execução deste projeto, principalmente o Ministério do Turismo do Governo Federal e os patrocinadores que entenderam a relevância de nosso projeto na sociedade. Certamente, estamos com expectativas que 2022 ainda será maior e alcançará mais pessoas. Afinal de contas, “Viver com Música” é viver bem melhor!