As aulas da ACEVALI reiniciaram no final de julho após o período de férias e permaneceram online, por meio de aplicativo de mensagens, até o final do mês de outubro.
O tema central das aulas foi a Voz e as estruturas envolvidas na sua produção, além de questões culturais e afetivas relacionadas. Os alunos estudaram sobre a laringe humana, as pregas vocais e o trato vocal, sempre com exercícios que pudessem mobilizar essas estruturas e facilitar a compreensão. Também aprenderam sobre classificação vocal e puderam fazer uma apreciação musical de uma obra cantada por um contratenor (a categoria mais aguda – e rara- das vozes masculinas).
Uma das atividades que trouxe grande interação ao grupo foi na aula sobre interpretação. Cada um foi convidado a gravar um áudio dizendo a frase “Caramba, que coisa é essa?” com um sentimento de livre escolha para que os colegas pudessem adivinhar qual a emoção transmitida. Na sequência, aproveitando essa ligação com as emoções e a proximidade do dia das crianças, cada aluno compartilhou com o grupo as memórias de sua infância que são relacionadas com a música: O que gostava de ouvir, se alguém da família tocava algum instrumento ou se tinham o hábito de cantar.
Num destes relatos foi citada a tradição de Terno de Reis que acabou se tornando o assunto da aula seguinte e preparou o retorno às aulas presenciais. Os associados voltaram a se reunir na Instituição no mês de novembro, quinzenalmente, para a preparação do repertório de natal. Entre as canções escolhidas estão: Hino de Reis, Oratório e Jesus Cristo.
Agradeço ao Ministério do Turismo e aos patrocinadores por garantirem a continuidade deste Projeto que tem um grande poder de transformação na vida das pessoas.
Professora Heloísa Helena Darosci