
Professores Bruno Jacomel e Cristian Laurentino Gonçalves
Iniciamos a parceria com o projeto Viva música no segundo semestre do corrente ano. A ideia por aqui foi lecionar aulas de música para crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social a fim de despertar o interesse pela música, elevar a autoestima e incentivar o desenvolvimento pessoal.
Foram criados dois grupos em comunidades distintas, uma na comunidade do Morro do Horácio e outra no Morro do Quilombo, Florianópolis. Este relatório diz respeito às atividades relacionadas ao morro do Quilombo. Sendo assim, as turmas foram divididas por região sendo todos praticamente iniciantes. Na comunidade do Quilombo a turma fechou em 13 crianças até o início das aulas. Outros foram vindo pela propaganda dos próprios alunos. A idade média dos alunos ficou em 10 anos sendo o menor com 8 e os maiores com 13 anos.
Como iniciação à música, e para reconhecermos as habilidades e aptidões dos alunos, começamos um trabalho de técnica vocal e alguns dos fundamentos musicais tais como escalas, percepção auditiva, coordenação motora, timbre, ritmo, aquecimentos vocais, e até alongamentos corporais que enfatizam a respiração, concentração e disciplina. Neste sentido, criamos uma metodologia que segue os padrões de ensino de grupos de canto e coral.
Em um segundo momento, separamos os alunos em pequenos grupos pela afinidade por instrumentos. Criou-se assim três grupos: Canto/coral, violão e violino.
O repertório deste semestre foi introdutório, todavia muito relevante e desafiador por parte dos alunos pois o primeiro passo é sempre o mais difícil. A primeira música treinada foi “Minha canção” de Chico Buarque seguindo com o “Sineiro da Matriz”, uma do repertório francês “Frere Jacques” e “Marcha Soldado” do repertório popular.
Gostaria muito de agradecer a todos os apoiadores, patrocinadores, Lei de incentivo a cultura e o projeto Viva Música por esse auxílio importante para a manutenção das atividades até então realizadas em um ano tão singular e difícil para o setor da educação e principalmente para o setor musical.