
Professor Fabiano Sevegnani
As aulas tiveram início no segundo semestre de 2021 em uma turma de 5 alunos com idades que variam entre 9 e 14 anos de idade. Os mesmos apresentavam nível semelhante de experiência no violão, ou seja, pouco contato com o instrumento e nenhum conhecimento sobre acordes e repertório. Sendo assim, uma divisão da turma entre alunos experientes e iniciantes, não faria sentido. Os encontros foram realizados em uma sala com espaço suficiente para manter uma distância segura entre os alunos, todos usando máscara devido aos cuidados durante a pandemia de COVID-19.
Embora os alunos estivessem em um mesmo nível de evolução técnica no seu instrumento (violão), existem níveis de assimilação diferentes entre os praticantes. Ou seja, alguns alunos desenvolvem as habilidades com maior facilidade que outros e era preciso evidenciar o fato de que alguns deles ainda não possuíam instrumento próprio para estudar em suas casas. Com isso, o primeiro passo a ser dado foi o conhecimento, por parte do professor, sobre vivência musical dos alunos e após isso, proporcionar o contato e a experiência musical, aos alunos, através do seu instrumento. Os alunos foram iniciados no seu instrumento aprendendo sobre as partes e acessórios que compõem o mesmo, sobre postura do executante e como operar o violão. Baseado no repertório escolhido através do universo musical dos alunos, os acordes básicos foram ensinados e conhecimentos de música foram estudados, como ritmo, melodia, harmonia, noção básica de andamento e compassos. As músicas utilizadas para o estudo foram, “O Sol” do cantor e violonista Vitor Kley e “Era Uma Vez” da cantora Kell Smith – esta última foi utilizada para gravação do vídeo a ser apresentado no Viva Música Show.
A turma apresentou uma rápida evolução, dado que era formada por alunos com facilidade para a execução do instrumento e talento musical aliados. O estudo da música para apresentação foi feito em quatro aulas – na última ensaiamos e uma quinta aula foi utilizada para a gravação da apresentação. Aula marcada pelo nervosismo dos alunos, pois estes, nunca haviam se apresentado para uma câmera. A gravação foi um sucesso e o resultado acima do esperado, devido a uma rápida evolução de alguns alunos nas últimas aulas previamente à gravação. Aguardamos ansiosamente pelo resultado que será postado nas redes sociais do Projeto Viva Música.
Agradecemos ao Ministério do Turismo e aos patrocinadores por viabilizarem este projeto.