Teclado
O grupo de teclado conta com dois alunos de 13 e 16 anos, que iniciaram as atividades desse semestre na segunda semana de agosto. Durante esse semestre, os alunos tiveram aulas semanais de 1 hora.
O grupo de teclado conta com dois alunos de 13 e 16 anos, que iniciaram as atividades desse semestre na segunda semana de agosto. Durante esse semestre, os alunos tiveram aulas semanais de 1 hora.
As aulas tiveram início no segundo semestre de 2021 em uma turma de 5 alunos com idades que variam entre 9 e 14 anos de idade. Os mesmos apresentavam nível semelhante de experiência no violão, ou seja, pouco contato com o instrumento e nenhum conhecimento sobre acordes e repertório.
Com início na última semana do mês de julho, as aulas de canto da aluna Rayssa Castilhos permaneceram remotas. Neste período, ela demonstrou grande evolução técnica, se desafiando a cantar um repertório mais avançado e explorando diferentes timbres, buscando mais selamento e firmamento glótico e estudando técnicas como apito vocal (o registro mais agudo da voz humana).
No segundo semestre de 2021, dois alunos foram contemplados com aulas de violão individuais: um de nível iniciante e um de nível intermediário. O aluno de nível iniciante tem demonstrado muita evolução, principalmente na sonoridade dos acordes, independência rítmica e arpejos.
No segundo semestre de 2021 as aulas de Trompete no polo de Blumenau continuaram acontecendo de forma remota. No total são quatro turmas, Trompete I, Trompete II, Trompete III e Trompete IV sendo o I destinado aos alunos mais iniciantes e o IV aos alunos mais avançados.
As aulas de piano do segundo semestre deram continuidade ao trabalho realizado no semestre anterior. O aluno Thiago Ferreira de Assis é integrante do projeto desde o ano de dois mil e quinze, sendo beneficiado com aulas semanais individuais, com duração de quarenta e cinco minutos.
As aulas de guitarra no segundo semestre de 2021 no Polo de Blumenau foram bastante proveitosas. O principal conceito trabalhado com o aluno nesse período foi harmonia, mais especificamente a formação de campos harmônicos, escalas diatônicas maiores, acordes em suas variadas formas e percepção musical.
Nesse segundo semestre, por escolha das alunas, o trio vocal teve as aulas presenciais transferidas para o virtual. Por meio de aplicativo de mensagens foram encaminhados áudios e documentos como partituras e letras de música, bem como, documentos divididos e ilustrados por cores para total esclarecimento da proposta de cada canção.
No segundo semestre deste ano, escolhemos a música Bring me Little Water, Silvy que trabalha divisão de até quatro vozes dentro do arranjo escolhido. Por ser uma música em inglês, além de estimular o estudo de um novo idioma, também traz questões de técnica vocal como a articulação – para que o texto soe de forma clara e afinada.
Neste semestre, trabalhamos a parte teórico-musical realizando atividades e exercícios de ritmo e a pulsação. Em seguida, foram feitos exercícios de solfejos simples aplicando o método Kodály, obra do compositor e pedagogo húngaro Zoltan Kodály que é essencialmente estruturada no uso da voz para o aprendizado musical.